Um blog que explora todo um mundo misterioso que se desenrola à volta do nosso terceiro olho......



O Estado da Televisão em Portugal


E-mail this post



Remember me (?)



Todas as informações pessoais aqui introduzidas estão protegidas pela Privacy Policy do Blogger.com. Para saber mais
Claro que sou sempre livre de espigar...



Para mim o pior nem é não ter boas series para ver (sempre tenho a opção de um livro ou de vir à net).

É mesmo a lavagem cerebral que a televisão anda a fazer aos miúdos, e aos não tão miúdos como isso.

Segundo as normas Morangos com Açúcar, baseadas em factos (totalmente) verídicos, quem for virgem até aos 14 é um cromo, quem não mandar os pais à merda pelo menos duas vezes ao dia é um totó, quem não passar a vida enfiado num café é um caso perdido de insociabilidade, quem não andar na moda não merece qualquer tipo de sentimento e por aí em diante.

Isto se não falarmos das rivalidades "betos"-"dreds" (com que me deparo todos os dias), nos putos que começam a sair à noite aos 12 anos, nas mudanças instantâneas de guarda-roupa, com a mudança de personalidade também incluída no pacote, no fabuloso mundo onde não existe gente feia, nas marcas que se atropelam em vestir os actores, figurantes e arredores, nas turmas bem-comportadas por defeito e nos dia-a-dias comuns que incluem, no mínimo, um desgosto amoroso, vigarices e outras tormentas do género.

Mas falo com conhecimento de casa, como pode ser isso?
Pois, eu tenho uma irma "morangólica" em casa, que insiste em que a televisão esteja estratégicamente posicionada no 4 durante um mínimo de 3 horas diárias. Como ela, tantas, e tantos, por aí.

Com direito a criação de artistas, como um intervalo de dois meses desde que pensaram que iriam cantar (??) a serem famosos e conseguirem uma audiência global de 3 milhões de pitas, quem quer apostar nas series de qualidade.

A TVI tem uma panóplia delas, todas a passar no prime-time da madrugada. A SIC segue-lhe as pisadas nesta guerra por audiências.

De manhã as televisões optam pelos lamme-shows, cheios de ofertas de caridade a quem não consegue ver os interesses comerciais por trás da manobra. Mas whatever deixem-nos estar, é preciso televisão para os velhos que estão em casa sozinhos, e que depois de uma vida de sacrifício (os ricos não vêm o Goucha) querem é acreditar que ainda existem finais felizes.

Durante a tarde temos a re-re-repetição dos grandes clássicos, outra vez novelas, que vão desde a Escrava Isaura a Anjo Selvagem, passando pelos Olhos de Água.
E vou passar à frente o assassínio de Dawson's Creek, que tinha tudo para ser muito (mas muito) melhor que os Morangos, mas que foi votado à incerteza dos horários e a uma dobragem no mínimo nojenta.

À noite o state-of-art passa, mais uma vez, pela TVI. Pontualmente à 8, temos um jornal pautado pela isenção, conteúdos nada sensacionalistas, reportagem credíveis e de qualidade e agora (aliás, como sempre) com pivots de qualidade indiscutível.

Acho que sim, só sobra a 2:.Temos direito a Simpsons, Futurama, Friends, 24, O Diário de Sofia (porque não?). Infelizmente o canal não está posicionado para os jovens. A 2: sempre foi vista como um buraco da RTP nº1, para onde vão as series mais alternativas, e que não têm lugar na tabela por não terem capacidade para concorrer taco-a-taco com as novelas (outra vez as novelas, sempre as novelas!!), e o puro lixo a que é necessário dar algum destino antes de dar como destino às cassetes o caixote do lixo.

Temos TV Cabo. Maravilhosamente maravilhoso. Inovação pensei eu...
Pois..
Num pacote de 40 e tal canais, salvam-se poucos mais que o Fox, Radical, Comédia, um ou dois dos desportivos, e outros tantos de cinema, para quem quer ver filmes dos quais já se sabe o fim. Ah, e a MTV, esse ícone de gerações, um canal que, no pouco tempo em que passa música, está sujeito a playlists massificadas e sonoridades baseadas nos interesses comerciais das grandes companhias.

Balanço final: deixem estar que eu aconselho-vos uns quantos livros para as quantas horas em que só passa quanta merda na TV nacional.


1 Responses to “O Estado da Televisão em Portugal”

  1. Anonymous Anónimo 

    Excelente post.

Deixa um comentário

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 




NUNO LUIS


POSTS ANTERIORES

ARQUIVO

BLOGS

FÓRUNS

OUTROS SITES

Contador de Visitas em Manutenção



Subscribe to my feed



Alguns Direitos Licenciados

Powered by Blogger

Get Firefox!

Movimento 560

Open Office.Org

Portugal@Folding

StopIE.com - Stop Internet Explorer

Wikipedia



Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.